As patologias mais frequentes são:
Vulvovaginites
São infecções causadas por germes (bactérias ou fungos), provocando secreção vaginal, coceira (prurido) na vagina e vulva, às vezes com muito desconforto e dor.
Úlceras, Vegetações, Espessamentos e Mudanças de Cor
São patologias provocadas por: vírus e/ou bactérias, tipo HPV, Herpes, e processos alérgicos, displásicos (alterações celulares com risco de câncer de vulva), e câncer de vulva.
O Líquen escleroso, condição autoimune, pode surgir em todas as idades, aumentando na menopausa. O tratamento do Líquen é medicamentoso, podendo ser usado o Laser Íntimo em protocolos específicos.
Dermatites Vulvares
A maioria são por processos alérgicos, em mulheres com atopia, apresentam muita coceira (prurido), simétricos e com eczema de pele e mucosa.
Abcessos e Infestações
Inflamação de folículos pilosos (pelo) e glândulas da região genital: Hidradenite, Bartolinite.
Infestações por escabiose, vermes e pediculose (piolho).
Alterações "Anatômicas"
- Hipertrofia dos Pequenos Lábios
Aumento ou espessamento, unilateral ou bilateral dos pequenos lábios vulvares, às vezes acompanhada de aumento da pele do prepúcio do clítoris. - Agenesia Vaginal - Malformações Uterinas / Vaginais
Diagnóstico deve ser feito ao nascimento, e o quanto mais cedo possível, indicando o tratamento cirúrgico em equipe multidisciplinar (cirurgião/pediatra/psiquiatra). - Alargamento / Afrouxamento da Parede Vaginal e do Períneo
Com a perda do colágeno, grandes mudanças de peso corporal, ocorre afrouxamento das fáscias e musculatura do períneo(vulva) e da vagina. - Perda do Colágeno e Mudanças da Cor da Vagina e Vulva
O Laser é usado para estimular a formação de colágeno, clareamento e incontinência urinária por uretrocele de grau leve. - Atrofia Genital (Vaginal e Vulvar)
Diminuição do estrogênio em várias situações, principalmente o climatério, ocorre o afinamento da mucosa vaginal e vulvar, causando sintomas em algumas pacientes: fissuras (abertura da mucosa), dor na relação sexual, infecções de repetição e até infecção urinária. O tratamento pode ser medicamentoso e hoje pode ser usado o Laser Íntimo, uma nova tecnologia específica para as mucosas genitais.