São doenças / patologias na trompa uterina.
A trompa é o local em que transita o óvulo e os espermatozoides para ocorrer a fecundação, e após já transformado em embrião, transitar até a cavidade uterina para a nidação (penetração na parede uterina).
É um órgão essencial na fecundação humana!
Salpingite e Aderências Tubárias
Ocorre pelas infecções bacterianas que chegam nas trompas uterinas, tipo Clamydia Tracomatis e outras, bem como processos inflamatórios da pelve, como endometriose, sequelas pós cirúrgicas de apendicectomia ou outra cirurgia pélvica. Todas essas podem causar aderências tubárias, inflamações e obstruções tubárias, não conseguindo fazer a sua função que é o transporte dos gametas. Assim, há maior risco de infertilidade de causa tubária, gravidez ectópica (fora do útero), dor pélvica aguda e crônica.
Tratamento
- Antibióticos em casos de diagnóstico de infecção aguda;
- Salpingoplastia e lise de aderências.
Hidrossalpinge
(Presença de líquido dentro da trompa)
Podem chegar a acumular líquido internamente, levando a hidrossalpinges de volume, as vezes assintomático, mas ocasionalmente causa dificuldade na nidação por liberação de substâncias tóxicas intrauterina ou provocando dor pélvica.
Tratamento
- Por videolaparoscopia ou laparotomia (corte em baixo ventre);
- Isolamento tubário - em alguns casos é necessário fazer o isolamento tubário (tipo uma ligadura tubária, com cauterização e corte da trompa doente);
- Salpingectomia (retirada da trompa uterina) se for de grande volume ou causar dor pélvica;
- Salpingoplastia e lise de aderências;
- Cirurgia para casos bem isolados, na presença de dilatações e aderências distal da trompa (fímbrias, no final da trompa).