Ooforoplastia
A Ooforoplastia é a cirurgia para retirada de cisto no ovário, preservando o tecido (parênquima) ovariano.
É uma cirurgia que pode ser realizada por Videolaparoscopia/Minimamente invasiva ou via laparotômica (corte abdominal).
Técnica Cirúrgica
É realizada a abertura da parte externa e posterior do ovário com a patologia, dissecção delicada e com mínima coagulação, retirada da lesão cística, por videolaparoscopia protegido da parede abdominal.
Indicada para cistos ovarianos de baixo risco de malignidade, que foram avaliados, previamente, por ultrassonografia com doppler fluxometria e marcadores tumorais.
Também indicada para pacientes jovens e com prole incompleta.
Sendo considerados benignos: os cistos funcionais (fisiológicos/do processo da ovulação), Teratoma maduro (cisto dermóide), endometriomas (cistos de endometriose em ovário).
Independentemente da idade da paciente, também é interessante discutir a coleta de óvulos e processos de vitrificação/armazenamento pelo risco de diminuir a reserva ovariana em cirurgias sob o ovário e pelve.
Ooforectomia
É a cirurgia para retirada dos ovários, unilateral (um lado) ou bilateral (dos dois lados).
Técnica Cirúrgica
Pode ser realizada por via abdominal, laparotomia (corte na barriga - tipo de cesárea) ou por via videolaparoscópica. Identificando-se o ovário a retirar e no infundíbulo (ligamento do ovário a pelve), realiza-se pinçamento, cauterização ou ligadura hemostática e corte, antes identificando-se o ureter.
Indicada para os tratamentos de cistos ovarianos complexos (grande volume, ao ultrassom com septos, áreas sólidas, vegetação no interior e/ou marcadores tumorais alterados).
Para pacientes que apresentam a mutação em BRCA 1 e BRCA 2, bem como pacientes com alto risco de câncer de ovário por avaliação genética, são aconselhadas a realizar a remoção cirúrgica dos ovários e tubas uterinas em torno dos 35-40 anos, e após prole completa.
Sempre se discute a coleta de óvulos e processos de vitrificação/armazenamento de óvulos em pacientes ainda com desejo de gestar.