Colo Uterino
É uma biópsia do colo uterino dirigida pela colposcopia (aparelho com aumento de imagem e uso de corantes: ácido acético e Lugol, assegurando a seleção adequada do local a ser examinado.
Está biópsia é indicada após citopatológicos (Papanicolau) alterados ou suspeitos de câncer, displasias de colo uterino, ASCUS e ou lesão verrucosa, tumoral em colo uterino.
Pode ser realizado no consultório, com pinças de biópsia do colo, delicadas, sem necessidade de anestesia.
A biópsia causa pequeno sangramento, sendo usado substâncias com diminuição do sangramento (hemostáticas) após, se necessário.
A cicatrização deste tipo de biópsia ocorre em torno de 7 e 10 dias, com a mucosa completamente fechada.
Biópsia da Vagina
A biópsia de vagina, também tem o mesmo objetivo da biópsia do colo uterino, sendo realizada se área suspeita na Vaginoscopia (colposcopia da vagina com corante), ou lesão tumoral visível.
Realizada biópsia da mesma maneira que o colo uterino.
Biópsia da Vulva
A biópsia da vulva é indicada sempre que houver lesão persistente e prurido refratária de vulva, avaliada por Vulvoscopia (exame com o colposcópio na vulva e corantes: ácido acético).
Investigar doenças:
- Infecção pelo HPV;
- Carcinoma de vulva;
- Melanoma;
- Líquen escleroso;
- Hiperplasia de células escamosas.
No consultório, após limpeza da pele com Clorohexedine, infiltração com anestésico local (Xilocaína), realiza uma punção circular com Keyes ou tesoura e pinça delicada.
Pode-se fazer mais de uma biópsia de vulva, pois os fragmentos são muito pequenos, assim investigar mais áreas suspeitas e outras ao redor.