Os Recursos Hospitalares disponíveis são a base para segurança do paciente, para um procedimento cirúrgico e de internação hospitalar.
O médico, a equipe auxiliar e o anestesista trabalham em conjunto para a segurança da paciente, sendo a cirurgia eletiva a mais segura, sendo realizados todos os itens dos protocolos.
Hospitais em que trabalho e seguem este protocolo de segurança:
- Hospital Moinhos de Vento;
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre;
- Hospital Santa Casa;
- Hospital Blanc.
Comissões Hospitalares
As Comissões gerenciam todas as áreas de dentro do hospital, visando a melhoria contínua dos processos hospitalares.
Exemplo:
- Comissões e Gestões Administrativas;
- Termo de Consentimento (médico, anestesista e hospital);
- Comissão de Risco e Integridade;
- Comissão de Informação e Comunicação, Comissões Éticas;
- Comissão de Ética.
Protocolos
São elaborados Protocolos e Rotinas de Segurança, discutidos regularmente, para garantir a segurança dos seus pacientes.
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é um documento que descreve o procedimento, elaborado antes do mesmo, com a indicação, riscos e complicações possíveis, sendo assinado pelo paciente ou responsável e seu médico. Este documento é entregue no hospital para anexar em seu prontuário.
Estes protocolos e rotinas têm embasamentos na Joint Commission International(JCI), uma organização que possui os mais altos padrões internacionais de segurança do paciente.
A acreditação hospitalar pela JCI comprova que a instituição médica/hospital, segue protocolos, minimizando ou zerando eventos adversos, visando a segurança do paciente em primeiro lugar.